Dia Internacional da Mulher – 8 de março
Desde o dia 8 de março de 1857 até aos nossos dias, muita coisa mudou. No entanto, deveremos recordar essa data simbólica em que operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve, ocuparam a fábrica e reivindicaram melhores condições de trabalho. Não obstante o exposto, se o sacrifício dessas mulheres que deram a vida na defesa dos seus direitos marcou esta data emblemática que nos coloca face aos valores da justiça e da igualdade, é de salientar que somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher” (ainda que fosse preciso chegar ao ano de 1975 para que, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU - Organização das Nações Unidas).
Assim, ao refletirmos nesta data recordamos que a sua importância não se esgota numa reminiscência trágica, mas antes numa celebração mais ampla, que passa pelo reconhecimento do papel de todos na fundação de uma sociedade global que se pretende justa, solidária e equilibrada.
Foi esse o nosso objetivo ao comemorarmos o dia 8 de Março no nosso Agrupamento. Para tal, usámos as lindas e poéticas palavras de um dos nossos autores contemporâneos que passamos a partilhar convosco:
A Mulher
Mais Bonita do Mundo
estás tão bonita hoje.
quando digo que nasceram flores novas na terra do jardim, quero dizer
que estás bonita.
entro na casa, entro
no quarto, abro o armário,
abro uma gaveta, abro
uma caixa onde está o teu fio
de ouro.
se tocasse a pele do
teu pescoço.
há o céu, a casa, o
quarto, e tu estás dentro de mim.
estás tão bonita hoje.
os teus cabelos, a
testa, os olhos, o nariz, os lábios.
estás dentro de algo que
está dentro de todas as
coisas, a minha voz
nomeia-te para descrever
a beleza.
os teus cabelos, a
testa, os olhos, o nariz, os lábios.
de encontro ao
silêncio, dentro do mundo,
estás tão bonita é
aquilo que quero dizer.
José Luís Peixoto, in "A Casa, a
Escuridão"
Sem comentários:
Enviar um comentário