Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor
O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de abril, hoje, e organizado pela UNESCO para promover o prazer da leitura , a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de outubro e 16 de novembro de 1995.
A data de 23 de abril foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, entre outros. Para além disto, nesta data, noutros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo .
O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, em Espanha, onde tem permanecido a tradição de trocar uma rosa por um livro (tradição esta que se estendeu a outros locais).
A data começou a ser celebrada em 05 de abril de 1926, para assinalar o nascimento de Miguel de Cervantes. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona. Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa passou para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês (embora esta data, no que concerne ao escritor inglês, não seja precisa).
Todos os anos são organizados uma série de eventos um pouco por todo o mundo para celebrar a data, por exemplo, no presente ano, Cervantes está na base de uma das iniciativas do dia: a jornada conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian e da editora D. Quixote, em Lisboa, que assinala os 410 anos da publicação da primeira parte de "O engenhoso fidalgo D. Quixote de la Mancha", e os 400 anos da segunda e última parte da obra, com leituras, conferências, oficinas e filmes.
“O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é uma oportunidade para reconhecer o poder dos livros na mudança das nossas vidas para melhor e para apoiar os livros e aqueles que os produzem.”
Excerto da mensagem de Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor 2015. Lê a mensagem completa aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário