domingo, 3 de maio de 2015

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa


Neste dia 3 de maio, assinala-se o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, cujas atividades decorrem sob o lema do direito à diferença. Esta data é comemorada desde 1993, pretendendo promover os princípios fundamentais inerentes ao uso livre e responsável da palavra, no geral, e associada à função dos media, em particular. Tem, ainda, a intenção de lembrar os jornalistas que são vítimas de ataques, capturados, torturados ou que veem impostas quaisquer formas de censura abusiva ao seu trabalho. É, então, uma forma de homenagear todos os profissionais da área da comunicação social que viram a sua vida terminada por ação de terroristas. 
Infelizmente, sabemos de várias situações recentes que se enquadram neste âmbito, o que nos leva obrigatoriamente a refletir sobre a essência da data que se assinala. Esta questão colhe particular acuidade se observarmos o relatório anual da organização de defesa de direitos humanos Freedom House que conclui que a liberdade de imprensa registou, no ano transato, os piores resultados da última década. Efetivamente, embora a Europa seja a região do mundo onde estes resultados são menos graves, foi também neste continente que se registou o pior declínio dos últimos dez anos, ao nível da liberdade de imprensa, com Portugal a surgir em 25º lugar.

Face ao exposto, a tua BE não podia deixar passar este dia sem te proporcionar um contexto propício à discussão de uma questão tão pertinente. Assim, no âmbito do Dia da Liberdade de Imprensa e da iniciativa 7 dias com os Media, propomos a realização de um debate/reflexão sobre a importância dos meios de comunicação na sociedade atual, entre os dias 4 e 15 de maio. Estão convidadas todas as turmas. 

Juntem-se a nós! Incendiemos o silêncio com a magia das palavras!


Sem comentários: