terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Dia Mundial da Música


O Dia Mundial da Música foi assinalado, na BE, com a apresentação em Power Point sobre músicos famosos, audição de música, exposição temática e a apresentação de uma peça musical, pelos alunos do 6º F, sob orientação da professora Sílvia Sousa.


Tiago Martins, Júlia Silva, Cátia Diniz e Ana Vicente
(colaboradores da BE)

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dia Internacional da Biblioteca Escolar

Poesia ao Pequeno-Almoço
Para iniciar as actividades do Dia Da Biblioteca Escolar, foi deixado um livro de poesia na secretária de cada professor que pode ler um dos poemas ou lançar o desafio a um aluno da turma.

Peddy-Paper - ”À Descoberta da Biblioteca Escolar”
A partir das indicações do guião os alunos puderam conhecer as zonas funcionais da Biblioteca e os serviços que ela disponibiliza.

Sessões de Leitura
Realizadas por alunos/elementos da comunidade escolar.

Placard — “Uma Boa razão para utilizar a Biblioteca”
Os alunos foram convidados a reflectir sobre a importância que a BE desempenha na sua formação pessoal e académica.

Distribuição de frases/marcadores de leitura pelos espaços escolares.

As mais belas Bibliotecas do Mundo — apresentação digital.

sábado, 8 de novembro de 2008

Recordar "Um dia com Camões ..."












O
Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas foi assinalado, no dia 9 de Junho, na EPALF, com uma apresentação do autor na primeira pessoa, bem como de algumas das suas personagens mais conhecidas, como são o caso da apaixonada Inês de Castro, o temível Adamastor ou a jovial e fresca Leonor. Estas personagens foram encarnadas pelos alunos Júlia, 7º D; Patrícia, 7º E; Ana Rita Jorge, 7º C e Ana Rita e Diogo do 8º C.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Harry Potter e os Talismãs da Morte


Quem ainda não leu? Provavelmente quem não leu este, não leu nenhum dos outros livros da colecção dos livros J.K. Rowlings. Na verdade, quem começa a ler não consegue parar.

Mas, se és daqueles que já leram os livros anteriores e que, por qualquer motivo, ainda não te foi possível ler Harry Potter e os Talismãs da Morte, então fica a saber que, se houve algum livro da saga de Harry Potter em que a urgência em saber o que acontecerá aos heróis, é neste. As peripécias são mais que muitas, revelações surpreendentes e golpes audaciosos, mesmo no seio dos apoiantes “daquele cujo nome não deve ser pronunciado”. Situações de grande perigo e até de desespero total, com a perda de alguns entes mais queridos. Mais do que nunca ninguém está a salvo, o uso da Avada Kebrada, a terrível maldição da morte, torna-se assustadoramente banal. Nem o próprio Harry lhe escapa…

JK Rowlings deixa-nos agarrados à narrativa, devorando página após página, sempre na expectativa. Será que esta é a última aventura do jovem feiticeiro? Será que sobrevive? E os seus fiéis companheiros, Ron e Hermione, terão melhor sorte? O futuro mostra-se muito sombrio, mas a esperança de um final feliz continua tenuemente a persistir.

E, por falar em final feliz, um desafio aos fãs: se os três inseparáveis amigos, Harry Potter, Ronald Weasley e Hermione Granger, se tornassem adultos quais seriam as suas profissões?

Coloca aqui a tua opinião.

Sê criativo!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Os Direitos Inalienáveis do Leitor


Daniel Pennac, n’ Os Direitos Inalienáveis do Leitor defende “O Direito de Ler não importa onde”.

Para nós não importa o onde, nem o quê, importa, antes de mais, LER e o prazer que a leitura nos proporciona!

Diz-nos o que pensas sobre este direito e conta onde costumas ler, apontando as razões das tuas escolhas.