terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Dia Mundial da Música
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Dia Internacional da Biblioteca Escolar
Para iniciar as actividades do Dia Da Biblioteca Escolar, foi deixado um livro de poesia na secretária de cada professor que pode ler um dos poemas ou lançar o desafio a um aluno da turma.
Peddy-Paper - ”À Descoberta da Biblioteca Escolar”
A partir das indicações do guião os alunos puderam conhecer as zonas funcionais da Biblioteca e os serviços que ela disponibiliza.
Sessões de Leitura
Realizadas por alunos/elementos da comunidade escolar.
Placard — “Uma Boa razão para utilizar a Biblioteca”
Os alunos foram convidados a reflectir sobre a importância que a BE desempenha na sua formação pessoal e académica.
Distribuição de frases/marcadores de leitura pelos espaços escolares.
As mais belas Bibliotecas do Mundo — apresentação digital.
sábado, 8 de novembro de 2008
Recordar "Um dia com Camões ..."
O Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas foi assinalado, no dia 9 de Junho, na EPALF, com uma apresentação do autor na primeira pessoa, bem como de algumas das suas personagens mais conhecidas, como são o caso da apaixonada Inês de Castro, o temível Adamastor ou a jovial e fresca Leonor. Estas personagens foram encarnadas pelos alunos Júlia, 7º D; Patrícia, 7º E; Ana Rita Jorge, 7º C e Ana Rita e Diogo do 8º C.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
Harry Potter e os Talismãs da Morte
Quem ainda não leu? Provavelmente quem não leu este, não leu nenhum dos outros livros da colecção dos livros J.K. Rowlings. Na verdade, quem começa a ler não consegue parar.
Mas, se és daqueles que já leram os livros anteriores e que, por qualquer motivo, ainda não te foi possível ler Harry Potter e os Talismãs da Morte, então fica a saber que, se houve algum livro da saga de Harry Potter em que a urgência em saber o que acontecerá aos heróis, é neste. As peripécias são mais que muitas, revelações surpreendentes e golpes audaciosos, mesmo no seio dos apoiantes “daquele cujo nome não deve ser pronunciado”. Situações de grande perigo e até de desespero total, com a perda de alguns entes mais queridos. Mais do que nunca ninguém está a salvo, o uso da Avada Kebrada, a terrível maldição da morte, torna-se assustadoramente banal. Nem o próprio Harry lhe escapa…
JK Rowlings deixa-nos agarrados à narrativa, devorando página após página, sempre na expectativa. Será que esta é a última aventura do jovem feiticeiro? Será que sobrevive? E os seus fiéis companheiros, Ron e Hermione, terão melhor sorte? O futuro mostra-se muito sombrio, mas a esperança de um final feliz continua tenuemente a persistir.
E, por falar em final feliz, um desafio aos fãs: se os três inseparáveis amigos, Harry Potter, Ronald Weasley e Hermione Granger, se tornassem adultos quais seriam as suas profissões?
Coloca aqui a tua opinião.
Sê criativo!
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
Os Direitos Inalienáveis do Leitor
Daniel Pennac, n’ Os Direitos Inalienáveis do Leitor defende “O Direito de Ler não importa onde”.
Para nós não importa o onde, nem o quê, importa, antes de mais, LER e o prazer que a leitura nos proporciona!
Diz-nos o que pensas sobre este direito e conta onde costumas ler, apontando as razões das tuas escolhas.