terça-feira, 22 de junho de 2010

Actividades de Animação da Leitura nas Escolas de 1º Ciclo

Durante o presente ano lectivo, semanalmente, a professora bibliotecária deslocou-se às EB1 de Cabeçudo, Cumeada, Pedrógão Pequeno e Carvalhal para dinamização de sessões de leitura. Mas ao longo deste percurso, as leituras foram também ponto de partida para outras actividades. Apresentamos alguns exemplos das viagens que os livros proporcionaram a estes pequenos leitores...


Textos produzidos pelos alunos no âmbito da Oficina de Escrita Criativa:


























A flor

No jardim
Vi uma flor
Peguei-lhe
E dei-lhe amor
Sorriu para mim
E disse-me assim:
- Serás meu amigo
Até ao fim.

Ismael Fernandes, 4º ano, EB1 do Carvalhal













A Raia

Andava uma raia
A nadar, a nadar
Quando à praia foi parar
A chorar, a chorar, a chorar …
De repente, do ar
Alguém a veio salvar
E ela voltou para o amor
A cantar, a cantar, a cantar …
Marisa, 4º ano, EB1 do Carvalhal

O Parapente
A segurar o parapente
Vai um menino sorridente
Quando o parapente
Caiu de repente.
Andava no parapente
Um menino sorridente
Caiu para o chão
E partiu um dente.

Rodrigo Marques, 4º ano, EB1 do Carvalhal

A minha raposa
Eu tenho uma raposa
Um bocado manhosa!
Tão pequena … tão pequena
Que não é muito amorosa!
A minha raposa é tão linda,
linda de morrer!
Mas é muito pequena
Porque não gosto de comer!

Ricardo João, 3º ano, EB1 do Cabeçudo


Uma borboleta

Uma borboleta colorida
Sorridente vai voando
Numa papoila divertida
Todos os dias vai poisando.

Parise Hallam, EB1 do Carvalhal


O monstro

Tem apenas um olho
É um monstro horroroso
Vive numa casa feia
E mesmo mal cheirosa.
O monstro tem piolhos
Por causa da cabeleira
Ele é tão grande
Maior que uma videira.

Duarte, 4º ano, EB1 do Cabeçudo


A árvore de Natal

Uma árvore de Natal
Que é muito radical
De azul e verde enfeitada
Não fica nada mal.

Marília, 3º ano, EB1 do Carvalhal



O gigante de cristal

É um belo gigante
E até tem um cristal
O cristal brilha muito,
Que até atrai um pardal.
Tem botas de biqueira de aço,
E tem uma bela armadura
Traz uma bolsa gigante
Até parece casaca dura.

Samuel, 4º ano, EB1 do Carvalhal

Sem comentários: