quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas



Fernando Pessoa refere-se deste modo a um dos símbolos que nos identifica como povo e nação: "A minha pátria é a Língua Portuguesa".


No dia 10 de Junho celebramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.






Quando nasceu este feriado?
O 10 de Junho nasceu com a República quando Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de Junho, em honra de Camões.
Camões representava o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial e era este o significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho.

O 10 de Junho, Dia de Camões, começou a ser festejado a nível nacional com o Estado Novo, um regime instituído em Portugal em 1933, sob a direcção de António de Oliveira Salazar.

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é pois um tributo à data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580, é utilizada para relembrar os feitos passados do povo lusitano E também os milhões de Portugueses que vivem fora do seu país natal.
Dia das Comunidades porque neste dia se homenageiam cinco milhões de portugueses espalhados pelo Mundo. Até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de Junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça, exaltando-se a originalidade do povo português face aos outros povos europeus.

O Dia de Portugal é também o dia em que se tenta “dignificar, através da atribuição de determinados títulos e medalhas, portugueses que se tenham distinguido em determinadas áreas, sem distinção da opção ideológica ou da opção religiosa”.


Assinalámos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (feriado de 10 de Junho) com várias actividades das quais destacamos: Exposição "Ser Português"; Passatempos - Eleição da palavra mais bonita da língua portuguesa; Hastear da bandeira ao som do hino nacional; pequeno-almoço tipicamente português.

Sem comentários: