quarta-feira, 29 de abril de 2015


Canto de Intervenção

25 de Abril na voz da Tuna do AES




No passado dia 27 de abril, entre as 13:30h e as 14:30h, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento foram invadidas pelo Canto de Intervenção na voz dos alunos da Tun´AES - Tuna do Agrupamento de Escolas da Sertã. A poesia da revolução ganhou nova vida, relembrando que a luta pelos valores de Abril continua ...
O nosso agradecimento aos alunos e à professora Sílvia Sousa.
  





No próximo domingo é...





Este dia é comemorado no nosso país no primeiro domingo do mês de maio. Em tempos, foi celebrado a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, padroeira de Portugal. A data, atualmente assinalada, associa inequivocamente a homenagem que se pretende efetuar a todas as mães com o culto da Virgem (mãe de Cristo). Contudo, a origem da celebração do dia da mãe poderá ser encontrada num contexto pagão e terá começado muito antes do nascimento de Cristo. Efetivamente, as comemorações primaveris gregas de Rhea, mãe dos deuses e mulher de Cronos, ou as romanas, em consagração de Cybele, podem ser tomadas como as primeiras celebrações do “Dia da Mãe”. 
Independentemente da sua história e/ou origem, a verdade é que nesta data existem várias manifestações e demonstrações de apreço pela dedicação das mães, sendo habitual que os filhos se empenhem em presentear e surpreender as suas progenitoras. 
Ora, para manteres viva esta tradição, poderás frequentar um ateliê de escrita e expressão plástica, a funcionar na tua BE, entre 29 e 30 de abril. Assim, poderás criar o teu próprio presente e despertar, certamente, um luminoso sorriso na tua mãe, neste dia especial que se aproxima.

Feliz dia da Mãe!

terça-feira, 28 de abril de 2015

Concurso Nacional de Leitura - 2015
Fase Distrital

Realizou-se mais uma edição da Fase Distrital do CNL, na Covilhã, no passado dia 15 de abril. 

Os alunos do Agrupamento de Escolas estiveram em destaque, pois os alunos Diogo Xavier (3º ciclo) e João Nunes (Secundário) estiveram entre os cinco melhores do distrito em cada escalão. 

Depois da prova escrita, os mesmos foram apurados para a final (leitura e argumentação), tendo realizado as mesmas com empenho e brilhantismo, tendo em conta que o aluno João Nunes ficou em 3º lugar. 
A Equipa das Bibliotecas congratula-se com o empenho dos alunos que participaram em todas as fases do Concurso e aos finalistas em especial.

http://issuu.com/isabelbarroso/docs/aescnl2015.pptx


quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor
O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de abril, hoje,  e organizado pela UNESCO para promover o prazer da leitura , a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de outubro e 16 de novembro de 1995.
A data de 23 de abril foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, entre outros. Para além disto, nesta data, noutros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo .
O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, em Espanha, onde tem permanecido a tradição de trocar uma rosa por um livro (tradição esta que se estendeu a outros locais).
A data começou a ser celebrada em 05 de abril de 1926, para assinalar o nascimento de Miguel de Cervantes. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona. Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa passou para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês (embora esta data, no que concerne ao escritor inglês, não seja precisa).
Todos os anos são organizados uma série de eventos um pouco por todo o mundo para celebrar a data, por exemplo, no presente ano, Cervantes está na base de uma das iniciativas do dia: a jornada conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian e da editora D. Quixote, em Lisboa, que assinala os 410 anos da publicação da primeira parte de "O engenhoso fidalgo D. Quixote de la Mancha", e os 400 anos da segunda e última parte da obra, com leituras, conferências, oficinas e filmes.

“O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é uma oportunidade para reconhecer o poder dos livros na mudança das nossas vidas para melhor e para apoiar os livros e aqueles que os produzem.”
Excerto da mensagem de Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor 2015. Lê a mensagem completa aqui.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Concurso Leitor+forte

No passado dia 18 de março, e ainda no contexto da Semana da Leitura, decorreu o concurso em referência, na sala de convívio da Escola EBPALF. Como é habitual, os participantes apresentaram-se organizados em grupos de quatro alunos, sendo cada uma das equipas representante de uma turma de terceiro ciclo.
Desta vez, as duas fases do concurso decorreram neste mesmo dia, estando de parabéns todos os intervenientes que participaram com entusiasmo, demonstrando os seus conhecimentos adquiridos na área da língua portuguesa e nas suas experiências de leitura. Um voto de louvor, em particular, às equipas vencedoras das turmas 7º D, 8º C e 9º D.Para o ano, provavelmente, voltaremos com esta iniciativa. Até lá, vão investindo na construção do vosso saber e boas leituras! 


quarta-feira, 8 de abril de 2015

Semana da Leitura 2015

Palavras do Mundo 

Partindo do título em epígrafe, decorreu, na última semana de aulas do segundo período, a Semana da Leitura. Neste contexto, foram desenvolvidas variadíssimas atividades, destacando-se, sem dúvida, a já habitual Feira do Livro do Agrupamento de Escolas da Sertã. No recinto respetivo, foram  expostos trabalhos, contributos diversos de alunos e professores dos vários níveis de ensino, que vieram reiterar a importância da linguagem verbal como meio fundamental no nosso Mundo Global, sem deixar de recordar a especificidade da nossa língua, lusitana e com sabor a sal, onde se toca e  sente essa brisa marítima que inflama a nossa história, cultura e literatura de forma inequívoca e indelével. 
Algumas das produções expostas decorreram do tratamento de conteúdos em diversas disciplinas, da análise de obras e também da concretização do Projeto Ler+Mar, nomeadamente  da atividade "Vela de histórias" (direcionada para escolas de primeiro ciclo e JI).
Cremos que nesta semana todos vivemos momentos plenos de entusiasmo que nos deixaram uma imensa sensação de satisfação.
Esperamos que tenham gostado e partilhamos algumas imagens que ilustram o que acabámos de referir: